Corumbau

Corumbau, na língua dos índios Pataxós, significa “lugar distante”, e por isso é um ótimo destino para quem busca relaxar e se desconectar.

Previous slide
Next slide

O que fazer em Corumbau?

Em Corumbau você vai encontrar uma mistura de praias com areia clara com margens de restinga, coqueiros, mangues, rios e mar de águas limpas e mornas o ano todo. São 15 km de belas praias que se unem a aldeias indígenas, vilas de pescadores e um parque nacional super preservado que fazem parte da nossa lista sobre o que fazer em Corumbau.

Você viajará para um lugar maravilhoso no sul da Bahia, mas que ainda é pouco explorado pelo turismo e faz de lá uma região tranquila. Quem vai a Corumbau terá um paraíso isolado, perfeito para descansar junto ao mar, porém terá a oportunidade de explorar uma região com um toque de aventura e diversão.

Um convite visual irresistível!

Descubra a magia da Bahia através das imagens deslumbrantes da Praia de Corumbau. Mar cristalino, areias douradas e tranquilidade esperam por você. Assista ao vídeo e permita-se sonhar com esse paraíso à sua espera.

Breve História de Corumbau

A região de Corumbau era habitada por indígenas, tanto que na língua pataxó, a palavra “corumbau” significa “lugar distante”. Em 1500 os portugueses que navegam os mares em busca de novas terras avistaram a costa brasileira e segundo historiadores, o primeiro ponto a ser visto por eles foi um grande monte. Esse local hoje em dia é conhecido como “Monte Pascoal” que faz parte do parque nacional e pode ser visitado.

Além disso, a Barra do Cahy, que está a poucos quilômetros de Corumbau, foi o marco da descoberta do Brasil. Portanto temos dois pontos que foram super importantes para a transformação da história do nosso país que estão na área de Corumbau, que hoje é uma pequena vila de pescadores com pouco mais de 2 mil habitantes e lugares inexplorados.

Como chegar em Corumbau

Localizado no extremo sul da Bahia, Corumbau faz parte do município de Prado na divisa com Porto Seguro. Para chegar em Corumbau há várias formas e caminhos:

Avião: Não é possível chegar em Corumbau de avião, porém há helipontos em algumas pousadas. Para chegar de avião regular, você poderá desembarcar em Porto Seguro, que é o mais próximo. O Aeroporto Teixeira de Freitas era a melhor opção, porém não está recebendo voos atualmente.

Carro: Viajar de carro é a melhor forma, mas prepare-se para dirigir mais de 50 km de estrada de terra. O ideal é que vá com um carro grande ou 4×4 principalmente nas épocas de chuvas, pois fica muito esburacada e a viagem pode levar 3 horas. Se você não tiver carro, nós indicamos que alugue um carro.

Ônibus: Só existe uma rota de ônibus por dia indo para a Ponta de Corumbau de segunda a sábado e custa R$25. A empresa que faz a rota é a Brasileiro saindo de Itamaraju às 13h numa viagem que dura em média 3h30m, pois vai passando por vários vilarejos pelo caminho. Para retornar a Itamaraju, o ônibus parte da Ponta do Corumbau às 5h da manhã.

Buggy: Você pode chegar em Caraíva de carro e de lá pegar um buggy até o Rio Caraíva, onde você deve pegar uma canoa para atravessar o Rio Corumbau. A partir daí terá uma breve caminhada até chegar na Vila da Ponta do Corumbau.

Barco: Partindo de Porto Seguro, você pode contratar uma lancha para chegar a Corumbau. Além disso, durante o período de alta estação e verão, há opções de lanchas que vão até Corumbau frequentemente.

Quantos dias ficar em Corumbau

Uma viagem a Corumbau é muito baseada em descanso à beira mar, mas você também consegue fazer algumas atividades culturais. Algumas das opções de atividades ficam para a visita numa aldeia indígena, passeio de barco para ver as barreiras de corais, fazer um tour de buggy ou bicicleta para as praias vizinhas e até um trekking pelo Parque Nacional.

Tudo estará descrito a seguir, para você montar seu roteiro em Corumbau e programar seus dias por lá. Dá para encaixar diversas atividades e relaxar entre uma e outra para aproveitar a calmaria da região. Além disso, você estará sempre em contato com a natureza e a um povo espetacular e acolhedor do sul da Bahia.

O que fazer em Corumbau

Uma viagem a Corumbau é muito baseada em descanso à beira mar, mas você também consegue fazer algumas atividades culturais. Algumas das opções de atividades ficam para a visita numa aldeia indígena, passeio de barco para ver as barreiras de corais, fazer um tour de buggy ou bicicleta para as praias vizinhas e até um trekking pelo Parque Nacional.

Tudo estará descrito a seguir, para você montar seu roteiro em Corumbau e programar seus dias por lá. Dá para encaixar diversas atividades e relaxar entre uma e outra para aproveitar a calmaria da região. Além disso, você estará sempre em contato com a natureza e a um povo espetacular e acolhedor do sul da Bahia.

Praia da Ponta do Corumbau

Para começar a falar sobre o que fazer em Corumbau, queremos destacar essa que é a praia principal. A Ponta do Corumbau, além de ser a região mais movimentada durante o dia, é a praia mais bonita. Isso acontece principalmente durante os horários de maré baixa, quando uma faixa de areia surge cerca de 800 metros para dentro do mar.

De um lado o mar é mais agitado e mesmo nos períodos de maré baixa, é possível ver mais ondas e movimentos da água. Além disso, esse lado ao norte da Ponta do Corumbau tem uma mistura da água do mar e da água do Rio Corumbau que é limpa, porém bem escura e acaba transformando o cenário.

O outro lado tem o mar mais tranquilo e quando a maré está baixa também revela uma pequena parte da barreira de corais com vários peixes. Essa parte é perfeita também durante a maré alta, pois as águas da praia continuam tranquilas e você pode fazer SUP ou caiaque. Quando estivemos por lá numa maré alta tivemos a sorte de ver uma tartaruga que nadava tranquila pela região.

Para aproveitar toda essa beleza, relaxar e tomar banho de sol e mar, há diversas barracas. Nós fomos duas vezes na Barraca da Dona Zélia, que durante o período de baixa estação concede descontos em bebidas e comidas. Além disso, o espaço é grande, tem espreguiçadeiras, banheiros, chuveirão e mesas em área coberta.

Na Praia da Ponta do Corumbau, ainda é possível fazer um passeio de banana boat e como falei anteriormente, alugar caiaque e sup. Por lá alguns ambulantes passam oferecendo doces, queijo na brasa e artesanato, por exemplo. Vimos também alguns indígenas oferecendo colares, pulseiras e diversos tipos de artesanato feitos por eles mesmos.

Praia de Corumbau

A praia do Corumbau é a que nós consideramos como a praia central, que fica na região da vila. Essa praia tem duas partes, pois de um lado você terá falésias e do outro não. Em ambas as partes não há estrutura alguma de barracas, bares ou restaurantes disponíveis, por isso vale a pena levar bebidas e comidas se deseja passar o dia por lá.

Por não ter essa estrutura de bares e restaurantes, a praia se torna deserta e ótima para fazer caminhadas e tomar banhos tranquilos. O mar mesmo no período de maré um pouco mais alta é bom para banhos, pois as águas são tranquilas, devido a proteção natural dos recifes de corais.

Durante a maré baixa, a faixa de areia é plana e bem extensa, fazendo a região ser muito boa para caminhadas. Nós, por exemplo, fomos para a Ponta do Corumbau caminhando durante a maré baixa duas vezes, pois a areia é firme. Você pode fazer esse percurso de bicicleta tranquilamente também.

Seguindo para as praias ao sul, você terá um cenário totalmente diferente. Isso acontece porque a região das falésias de Corumbau começam. Dessa forma, você vai encontrar praias mais desertas e sem estrutura alguma. A caminhada só é possível durante a maré baixa, porque na maré alta, principalmente nos dias de lua cheia, a água chega a bater nas falésias.

Essas praias indo para o norte ou sul da vila vão mudando de nome, como a Praia de Santa Maria ao norte e as praias do Riacho, Salgado e Ferreira ao sul. Na verdade as praias não mudam nada, já que estamos falando de  uma faixa de 15 km de praias em Corumbau.

Vila Central de Corumbau

Os vilarejos de Corumbau são basicamente dois, que são a Vila Central e a Vila da Ponta do Corumbau. Na vila central você vai encontrar mais estrutura turística como chalés e pousadas. Também tem mais restaurantes, lanchonetes e bares para você fazer boas refeições e curtir um pouco mais a região.

Nesta mesma região há mercadinhos para você fazer compras, caso esteja num chalé e queira cozinhar. Os mercados têm de tudo um pouco com preços normais e as vezes mais baratos do que nas grandes cidades. Você vai conseguir comprar com facilidade as coisas mais básicas como frutas e verduras, arroz e feijão, cervejas e destilados, água e refrigerantes. 

Além disso, você consegue encontrar uma pequena farmácia, uma loja de artesanato e roupas, bem como um centro médico público. Na rua principal, a mesma que você chegará em Corumbau, também há algumas igrejas, outras lanchonetes e lojas de construção.

Vila da Ponta do Corumbau

A Vila da Ponta do Corumbau é bem menor e uma das coisas que você logo verá ao chegar é o Farol da Marinha do Brasil e o campo central onde acontecem alguns eventos. Nesta parte tem um edifício que parece uma escola e ao lado tem a associação de pescadores local. Na mesma região, está a Igrejinha São Francisco de Corumbau do qual no dia do padroeiro é celebrada uma festa com missa, festa para crianças, show e desfile de barcos.

Nesta região há muitas casas de pescadores, ou seja, você pode comprar pescados frescos direto com eles e cozinhar no seu chalé. Alguns dos restaurantes da praia ficam virados também para a rua principal, onde é possível ter um novo ambiente e fazer refeições a qualquer hora.

Há alguns quiosques de lanches e açaí, bem como uma pequena barraca que vende itens de mercado. Vimos um pequeno mercado no caminho entre a vila e o Rio Corumbau, de onde partem as canoas. Por lá havia frutas, verduras e alguns itens básicos que abastecem o vilarejo.

Por fim, vale comentar que toda a região de Corumbau é de areia, seja de cor escura como areia de mangue ou de areia branca de praia e restinga. Muitas partes onde estão as estradas são de areia e barro, com cor avermelhada. Por ter a necessidade de passar carros, essas ruas normalmente são mais firmes, mas nenhuma delas é calçada, tampouco asfaltada. Não há serviço de transporte público nem muitos táxis por lá.

Rio Corumbau e Aldeia do Bugigão

O Rio Corumbau tem uma grande extensão e é possível ver algumas ramificações dele na região do chalé que ficamos, por exemplo. Ao visitar a Ponta de Corumbau, você pode fazer uma breve caminhada pela praia até chegar na saída do rio, bem como dá para chegar nele por um caminho de areia partindo da vila.

Atravessando o Rio Corumbau, você chegará na Aldeia do Bugigão que é bem pequena e já faz parte de Caraíva. É a partir de lá que os buggies chegam e partem para Caraíva. A travessia é feita de barco ou canoa com os indígenas da região e custa R$7,50 para um trecho ou R$14 para ir e voltar. Em ambos os lados, durante a maré baixa, você pode tomar banho no rio tranquilamente, pois há um bom espaço para tanto.

Nós também conhecemos uma parte do rio a partir da vila, pois fomos até uma região chamada Ilha do Sossego. Seguindo uma pequena trilha de bromélias dá para chegar na parte onde os barcos de pescador ficam. Ali não é possível tomar banho por causa da quantidade de barco e acredito que também é mais fundo.

Passeio de barco nos corais

Passeios de barco partem todos os dias para você conhecer os recifes do Itacolomi. Essa parte dos recifes de corais em Corumbau é a segunda maior região de corais vivos da Bahia e vale a pena mergulhar no mar cristalino para apreciar a vida marinha da região. Durante o passeio ainda é possível conhecer a Praia do Espelho e uma região de mar de Porto Seguro, pois é bem próximo.

Passeio de barco nos corais

Durante os meses de julho, agosto, setembro e meados de outubro, as baleias jubarte ficam na costa brasileira para seu momento de reprodução. Durante os meses de inverno brasileiro, as águas da nossa costa são consideradas quentes para as baleias, por isso elas ficam até a chegada do verão, quando o mar fica muito quente e elas partem em busca de águas mais geladas.

Elas ficam na região da costa da Bahia e por isso é possível fazer um passeio para observar as gigantes do mar de muitos pontos, como da Praia do Forte também. No entanto, na região de Corumbau há uma grande costa de corais e o barco precisa chegar em águas mais distantes e profundas, ou seja, leva 1 hora para chegar ao ponto de parada. Ao chegar em alto mar, o barco para e esse é o momento de esperar até que elas façam o show. 

O que fazer em Corumbau a noite

Corumbau é pequena e bem tranquila, por isso as opções de atividades à noite ficam reduzidas a bares e restaurantes. Você pode comer e beber com tranquilidade, mas fique atento que as coisas fecham em torno das 23h. No verão, a região fica mais movimentada e alguns bares ficam abertos até mais tarde, como o Armazém Restaurante..

Na ponta do Corumbau, vimos marcas de uma fogueira na praia, por isso, pode ser que haja algum luau ou algo do tipo, no entanto não podemos afirmar. Como a região é menor, acredito que tenha menos movimento do que a região da vila central, por isso vale a pena ficar atento a essa questão se você quer se hospedar na ponta e curtir a noite em bares.

Durante os dias de lua cheia, a praia fica super iluminada e dá a oportunidade de fazer uma caminhada com a maré baixa. Quando estávamos em Corumbau, pegamos uma noite de lua cheia e aproveitamos para tomar banho de mar também. Além disso, houve passeio de bicicleta noturno até a Ponta do Corumbau oferecido por uma agência, mas você também pode fazer por conta própria.

O que fazer em Corumbau a noite

Corumbau é pequena e bem tranquila, por isso as opções de atividades à noite ficam reduzidas a bares e restaurantes. Você pode comer e beber com tranquilidade, mas fique atento que as coisas fecham em torno das 23h. No verão, a região fica mais movimentada e alguns bares ficam abertos até mais tarde, como o Armazém Restaurante..

Na ponta do Corumbau, vimos marcas de uma fogueira na praia, por isso, pode ser que haja algum luau ou algo do tipo, no entanto não podemos afirmar. Como a região é menor, acredito que tenha menos movimento do que a região da vila central, por isso vale a pena ficar atento a essa questão se você quer se hospedar na ponta e curtir a noite em bares.

Durante os dias de lua cheia, a praia fica super iluminada e dá a oportunidade de fazer uma caminhada com a maré baixa. Quando estávamos em Corumbau, pegamos uma noite de lua cheia e aproveitamos para tomar banho de mar também. Além disso, houve passeio de bicicleta noturno até a Ponta do Corumbau oferecido por uma agência, mas você também pode fazer por conta própria.

Roteiro em Corumbau

Quem está se planejando para viajar a Corumbau, deve se programar de acordo com os dias que tem disponível em sua viagem. Para te ajudar com essa programação, deixamos a seguir duas opções de roteiro, sendo uma para quem viaja com pouco tempo e outra para quem tem mais dias de sobra para descansar.

Fonte: Viaje Leve

O destino certo para uma experiência Gastronômica Memorável

Descubra uma experiência gastronômica inesquecível em Corumbau no Armazém Restaurante. Sabores autênticos ganham vida em pratos cuidadosamente elaborados, enquanto a brisa marinha e a atmosfera acolhedora enriquecem cada mordida. Venha saborear o paraíso à beira-mar.